Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Mais de 1400 investidores participaram na oferta pública de venda da Raize

Fotografia cedida pela Raize

Oferta Pública de Venda da Raize foi totalmente subscrita, com a procura a exceder largamente o valor da oferta. Fintech começa a negociar em bolsa na próxima quarta-feira

A procura da Oferta Pública de Venda (OPV) da Raize, que terminou esta quinta-feira, excedeu a oferta em 3,7 vezes (369%). No total, foram vendidas 750 mil ações, que representam 15% do capital da empresa - e, a partir de quarta-feira (data em que a empresa inicia a negociação na Euronext), serão disponibilizadas durante seis meses ações representativas de 10% do capital.

A empresa que gere uma bolsa de empréstimos a pequenas e médias empresas (plataforma de crowdfunding) conta agora com 1.419 novos acionistas que entraram no seu capital, num montante total de 5,5 milhões de euros. Cada investidor detém pelo menos 500 ações da empresa.

“Este valor [369%] reflete o elevado interesse dos investidores e confirma a necessidade de rateio no final da operação”, explica a empresa em comunicado enviado ao Expresso. “A procura evoluiu de forma consistente ao longo das últimas quatro semanas e sempre de forma crescente.”

A OPV da fintech contou ainda com investidores institucionais, incluindo as participações da SGF - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, do investidor Ilídio Pinho / IP-Holding (fundador do BIG, BCP, entre outras sociedades financeiras) e de António Aguiar Moreira, ex-responsável pela Base Holding SGPS.

Na próxima quarta-feira, 18 de julho, a Raize vai estrear-se em bolsa. A negociação será realizada na Euronext.

Segundo a empresa, as ações poderão ser compradas e vendidas nas principais plataformas online de negociação nacionais a operar em Portugal, incluindo a DeGiro.

“Atendendo à procura elevada dos investidores na OPV inicial, esperamos um forte dinamismo nos primeiros dias de negociação pelo que será importante estarmos todos preparados para poder responder às necessidades dos investidores”, acrescenta ainda a empresa em comunicado.

Notícia atualizada às 15h29