Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

ANA sobe taxas aeroportuárias em Lisboa e no Porto no final do ano

Aeroporto de Lisboa

José Caria

As taxas no aeroporto de Lisboa vão subir 1,63% em novembro e no Porto vão aumentar 1,01% em dezembro. A justificação da ANA para avançar com a nova atualização das taxas é o crescimento acentuado do número de passageiros

Há mais uma subida de taxas nos aeroportos de Lisboa e do Porto este ano, noticia o "Jornal de Negócios" esta quarta-feira. Em novembro será aumentada a taxa no Humberto Delgado em 1,63%, e um mês depois subirá 1,01% a taxa no aeroporto do Porto. O crescimento mais acentuado do que o previsto do número de passageiros justifica a subida.

No início do ano as taxas aeroportuárias aumentaram 18 cêntimos por passageiro em Lisboa, 17 cêntimos no Porto e 25 cêntimos em Faro. Com esta subida o que irá verificar-se, por exemplo, é que uma viagem dentro do espaço Schengen aumentará de 10,85 euros para 11,03 euros, e numa viagem internacional saltará de 19,22 euros para a 19,53 euros.

Para 2018, a ANA estima que o grupo de Lisboa, que agrega a capital, os Açores, a Madeira e Beja, receba mais 1,1 milhão de passageiros do que o previsto inicialmente. Globalmente deverão ser transportados 34,3 milhões de passageiros. No caso do Porto o desvio face à estimativa é de 1,85%, prevendo-se que o número de passageiros transportados ascenda a 11,6 milhões. Só em Faro há uma revisão em baixa da estimativa, caindo de 9,2 milhões passageiros em 2017 para 8,5 milhões este ano.