Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Portugal tem a quarta maior subida de preços das casas na Europa

Jos\303\251 Carlos Carvalho

Índice de preços das casas da União Europeia cresceu 4,7% no primeiro trimestre e Portugal é um dos países onde o custo da habitação mais está a crescer

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

Os preços da habitação na União Europeia cresceram 4,7% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, com Portugal a apresentar a quarta maior subida entre os países analisados pelo Eurostat: 12,2%.

A subida registada em Portugal confirma a tendência de aceleração dos preços das casas no mercado nacional: no segundo trimestre de 2017 a subida em termos homólogos era de 8%, no terceiro trimestre passou para 10,4%, no quarto trimestre alcançou 10,5% e nos primeiros três meses de 2018 chegou aos referidos 12,2%.

Os Estados-membros com os maiores aumentos de preços da habitação face ao ano passado foram a Letónia (13,7%), Eslovénia (13,4%) e Irlanda (12,3%), informou o Eurostat.

Também na comparação direta com o trimestre anterior Portugal apresenta a quarta maior subida, com um aumento dos preços de 3,7%, apenas atrás da Letónia (7,5%), Hungria e Eslovénia (ambos com subidas de 4,4%).

No seu conjunto a União Europeia apresentou no primeiro trimestre deste ano, e em comparação com o quarto trimestre de 2017, uma subida de 0,7% nos preços das casas.

Na Zona Euro, o índice de preços do Eurostat teve um crescimento de 4,5% em termos homólogos e um avanço de 0,6% face ao trimestre anterior.