Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Quatro dos maiores bancos do mundo são chineses

Os quatro principais bancos estatais chineses dominam os primeiros lugares dos 10 maiores bancos do mundo em capitais próprios, segundo a lista de 2018 divulgada esta segunda-feira pela revista The Banker. JP Morgan e Bank of America desceram de posição. Nenhum banco da zona euro está nos 10 maiores

Jorge Nascimento Rodrigues

Os quatro principais bancos estatais chineses consolidaram este ano a liderança na lista dos maiores bancos do mundo, revelou esta segunda-feira a revista The Banker na antecipação da lista dos 1000 maiores que vai publicar na sua edição de julho. O critério usado pela revista para a classificação dos maiores bancos é o dos capitais próprios (capital de base de nível 1, tier one).

Banco Industrial e Comercial da China (ICBC na sigla em inglês), Banco da Construção Chinês, Banco da China e Banco Agrícola da China dominam as quatro primeiras posições da lista de 1000 instituições financeiras publicada anualmente pela revista The Banker, fundada em 1928.

Este ano, o Banco da China subiu da quarta para a terceira posição, ultrapassando o J.P. Morgan norte-americano, e o Banco Agrícola da China saltou da sexta para a quarta posição.

Os restantes seis bancos da lista dos 10 maiores, por ordem decrescente, são J.P. Morgan (EUA), Bank of America (EUA), Wells Fargo (EUA), Citigroup (EUA), Mitsubishi (Japão) e HSBC (Reino Unido). Nenhum banco da zona euro está na lista dos 10 primeiros.