Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Produção automóvel dispara 64,7% em maio

ERIC PIERMONT / AFP / Getty Images

A esmagadora maioria dos automóveis fabricados em Portugal (96,8%) são exportados. A Alemanha é o principal cliente. Fora do Velho Continente é para a China que segue a parte mais significativa da produção nacional

Em maio de 2018 foram fabricados em Portugal 28.707 veículos automóveis, um crescimento de 64,7% em relação ao período homólogo do ano anterior (64,7%).

Os dados, hoje divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) indicam ainda que a produção, nos cinco primeiros meses de 2018, registou um crescimento de 86,2%, correspondendo a 126.578 unidades fabricadas em território nacional.

“A informação estatística relativa aos cinco primeiros meses de 2018 confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 96,8% por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo”, nota ainda o comunicado da ACAP.

Esta associação conclui ainda que a produção de carros em Portugal está a contribuir “de forma significativa para a balança comercial portuguesa”

Em matéria de exportações, a Europa continua a ser o principal destino, com 91,4%. As vendas à Alemanha lideram (20,7%), seguindo-se a França (14,2%), a Espanha (12,1%) e a Itália (10,9%).

Em termos de grandes regiões, o mercado asiático, liderado pela China (2,7%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal.