Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Na zona euro, só Bélgica e Itália cresceram menos do que Portugal no primeiro trimestre

A economia da zona euro cresceu 2,5% nos primeiros três meses do ano face a igual período de 2017. Portugal ficou pelos 2,1%

Portugal voltou a crescer menos do que a zona euro no primeiro trimestre do ano. Em termos homólogos, isto é, em relação ao mesmo período do ano passado, o Produto Interno Bruto aumentou 2,1% o que compara com 2,5% no conjunto dos países da moeda única.

Mais ainda, o crescimento luso foi o terceiro mais baixo da zona euro. Pior só Itália e Bélgica, com variações homólogas de 1,4% e de 1,5%, respetivamente.

Considerando os 28 Estados-membros da União Europeia, Portugal volta a comparar mal, já que o crescimento no conjunto da UE atingiu 2,4% em termos homólogos.

Além disso, só cinco países cresceram menos do que Portugal no primeiro trimestre. Para além dos já referidos Itália e Bélgica, foram eles Dinamarca (com uma contração de 0,5%), Reino Unido (incremento de 1,2%) e Croácia (expansão de 1,5%).

Já em cadeia, ou seja, em relação aos três meses anteriores, Portugal cresceu 0,4% no primeiro trimestree, um valor em linha tanto com a zona euro como com o conjunto da UE.