Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Veja a partir do cockpit o voo de teste do novo A330 neo que a TAP vai receber em breve

O novo avião da Airbus já foi testado por dois pilotos da TAP. Veja, a partir do cockpit, o momento da descolagem do voo de teste, realizado na semana passada no sul de França

Dois pilotos da TAP deslocaram-se na semana passada semana a Toulouse, no sul de França, para realizarem um voo de ensaio do novo A330 neo. O Expresso mostra-lhe agora em vídeo o momento da descolagem a bordo do novo modelo da Airbus, que deverá chegar a Lisboa no segundo semestre deste ano.

Nuno Cardoso, piloto-chefe da frota A330/A340 da TAP, e Victor Pereira, coordenador de instrução da frota A330 da TAP efetuaram testes ao avião para demonstração da performance deste ‘novo elemento’ da família Airbus. Os dois comandantes da TAP foram acompanhados no cockpit pelo piloto da Airbus Thierry Bourges, responsável pela equipa de pilotos de teste daquele fabricante europeu.

De acordo com a TAP o A330 neo foi testado pelos pilotos portugueses “em diversas configurações de voo que apenas se utilizam nos treinos em simulador, bem como várias manobras de descolagem e aterragem. No final do voo, a equipa de pilotos mostrou-se bastante satisfeita com o comportamento do novo avião e comprovou os elevados padrões de conforto que a aeronave oferece em termos da cabina”

Recorde-se que a TAP vai ser a primeira companhia aérea do mundo a operar o novo avião A330-900 neo. Este avião será o primeiro equipado com a nova versão da cabine Airspace, “que representa um novo conceito ajustado à ambição da TAP de oferecer o melhor produto da indústria aos seus clientes”, acrescenta a companhia portuguesa.

O A330 neo incorpora também a última geração de reatores Rolls-Royce Trent 7000 e melhorias ao nível da aerodinâmica. O A330 neo proporciona, segundo a TAP, reduções de combustível da ordem dos 14% por cadeira de avião, tornando-o no avião wide-body mais eficiente.

Este novo modelo é a resposta da Airbus ao seu concorrente americano Boeing, que não hesitou em modernizar o famoso modelo 777, preparando-o para rotas de longo curso, enquanto lançava o 787 nas rotas de médio e longo curso.

O consórcio europeu (a Airbus é uma multinacional francesa, alemã, inglesa e espanhola), com as vendas do ‘velho’ A330 a cair, não teve outra saída que não a modernização desse modelo, adaptando-o com novos motores Rolls Royce e acrescentando três letras à designação tradicional, passando a designar-se A330 neo (new engine option), uma ‘nova opção de motor’.

Apontado como mais eficiente que o seu irmão mais velho, o novo A330-900 neo (modelo que irá equipar a frota da TAP) tem capacidade para 440 passageiros.

  • Pilotos da TAP voaram pela primeira vez no novo Airbus

    O novo avião da TAP, testado esta terça-feira em Toulouse (França), deverá chegar a Portugal no segundo semestre de 2018. A TAP será a primeira companhia aérea a operar o Airbus A330-900 neo, equipado com uma nova geração de motores Rolls Royce