Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

O Violino é português. O prémio de design é internacional

O violino AVA Royale nasceu no estúdio de design da IDEIA.M e foi premiado nos iF Awards ao lado da BMW, Ferrari e Apple

É um violino made in Portugal, chama-se Ava Royal e acaba de vencer um iF Design Award ao lado de marcas como a BMW, Ferrari ou Apple. Criado pelo estúdio de design IDEIA.M para a marca lusa de instrumentos musicais AVA, destacou-se na categoria de produto/lazer da organização de design independente mais antiga do mundo.

O violino destacou-se entre mais de 6 mil candidaturas de 54 países pelo seu design inovador e pela engenharia de ponta usada na construção do instrumento, com “fibra de carbono e características únicas no estimo e comportamento”, garante a UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, onde a IDEIA.M está sediada.

Com um nível de som igual ao som dos violinos de madeira, o instrumento “tem recebido apreciações bastante positivas por parte dos músicos, o que revela que estamos perante um instrumento musical de elevada qualidade” e “é um exemplo de como um objeto cujo design se manteve cristalizado no tempo durante séculos pode evoluir sem perder a identidade”, comenta Júlio Martins, presidente executivo da IDEIA.M.

O prémio, atribuído por um júri constituído por 63 especialistas internacionais, traz “a validação do trabalho desenvolvido” pela empresa portuense. acrescenta Júlio Martins que viu o AVA ser distinguido pelos iF Awards 2018 ao lado de marcas como a BMW, Ferrari ou Apple.

A if International Forum Design GmbH distingue os melhores projetos de design em todo o mundo desde 1953.