Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Empresa global de capital de risco lança fundo de 375 milhões de dólares

Portugal é um dos países que pode beneficiar deste fundo destinado a apoiar empresas em fase de crescimento e expansão. “O cenário em matéria de capital de risco em Portugal nunca foi tão favorável”, diz a empresa

A Eight Roads Ventures, empresa global de capital de risco, anunciou esta terça-feira um fundo de 375 milhões de dólares para apoiar scaleups (empresas em fase de crescimento e expansão) na Europa e em Israel. O Eight Roads Ventures Europe (ERVE) III, que investe em 20 scaleups, levou a empresa a reforçar a equipa de 50 para mais de 500 funcionários.

Portugal é um dos países que pode beneficiar deste fundo. “Tal como acontece noutros pontos da Europa, o financiamento na fase de crescimento é menos abundante em Portugal e é precisamente aí que a experiência e foco da Eight Roads pode apoiar este ecossistema”, afirma, em comunicado, Davor Hebel.

Oportunidades “tremendas” em Portugal

O diretor-geral e líder da equipa europeia da Eight Roads Ventures diz que a empresa detetou “oportunidades tremendas” em Portugal e que o cenário no país “nunca foi tão favorável” em matéria de capital de risco. Destaca o “forte aumento do número de startups” e novas empresas “nos últimos três a cinco anos”, como a Farfetch, Uniplaces e a Feedzai, o que considera ser uma oportunidade para os fundos destinados a scaleups.

“A segunda geração de startups começa agora a iniciar a sua expansão, pelo que devemos centrar todas as nossas atenções neste mercado”, acrescenta. O ritmo de crescimento das empresas portuguesas em fase de expansão é quase duas vezes superior à média europeia, aponta ainda a empresa.

Desde o lançamento do seu fundo independente europeu em 2010, a Eight Roads Ventures - que tem escritórios na China, Japão, Índia, Reino Unido e Estados Unidos - já financiou mais de 20 empresas, nas quais se incluem a AppsFlyer, Compte Nickel e Wallapop. Na sua rede de investidores incluem-se nomes como a Alibaba, Xoom e Nuance Communications.