Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Os factores de risco e sintomas da doença renal

A hemodiálise é um dos substitutos artificiais mais comuns das funções renais

Getty Images

Conheça os principais elementos que podem influenciar o aparecimento de problemas hepáticos com o projeto que junta Expresso e ANADIAL para desmistificar e dar a conhecer esta doença

A doença renal crónica é uma doença provocada pela deterioração lenta e irreversível da função renal. O que é que isto quer dizer? Substâncias que normalmente seriam filtradas pelo rim ficam retidas no sangue, o que resulta na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue e em problemas crescentes de saúde.

Factores como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e história familiar de doença renal são os de maior risco para o desenvolvimento desta doença e os que devem contar mais para um rastreio ativo.

Na sua fase mais inicial os sintomas podem ser muito poucos. Durante este período, pode sentir-se a necessidade acrescida de urinar durante a noite, por exemplo. Os doentes com doença renal crónica, apresentam muitas vezes hipertensão arterial associada à incapacidade dos rins eliminarem o excesso de sal e de água, o que pode resultar, outra outras coisas, em problemas cardíacos.

A progressiva acumulação de compostos tóxicos no sangue (o que obriga a métodos de substituição renal) leva a alterações neurológicas e musculares, assim como problemas gastrointestinais com consequências no apetite e no peso. Em fases mais avançadas podem ocorrer úlceras intestinais e hemorragias.

Lista que inspira muitos cuidados e que tem na promoção de programas de prevenção e diagnóstico precoce o melhor aliado. A caminho do congresso em Vilamoura (22 de março) onde todas estas questões vão estar em análise, conheça o retrato da doença em Portugal ao longo das próximas duas semanas no nosso site e nas plataformas sociais do grupo Impresa.

  • Uma "doença muda" à espera de ser ouvida

    Na data em que se celebra o Dia Mundial do Rim, conheça o projeto que analisa o impacto da doença renal em Portugal que junta Expresso e ANADIAL nas próximas duas semanas a caminho de um debate final a 22 de março em Vilamoura

  • Os motivos que o devem levar a preocupar-se com a doença renal são o ponto de partida do projeto que junta Expresso e ANADIAL para desmistificar e dar a conhecer esta doença e as suas particularidades