Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas. Ásia abre no vermelho e futuros para Europa em terreno negativo

Praças asiáticas abrem esta segunda-feira com quebras em Sydney e Tóquio. Futuros dos índices Dax de Frankfurt e FTSE de Londres na Europa registam descidas

Jorge Nascimento Rodrigues

Na Ásia algumas praças financeira já abriram esta segunda-feira, com Tóquio e Sydney em terreno negativo. O índice Nikkei 225 nipónico perde 0,14% e o índice ASX 200 australiano recua 0,24%, quinze minutos depois da meia noite.

Os futuros para os principais índices de duas importantes bolsas europeias, Frankfurt e Londres, estão em terreno negativo. Os futuros para o índice Dax alemão descem 0,15% e os relativos ao FTSE 100 londrino perdem 0,2%. Os futuros relativos aos índices de Wall Street estão 'mistos'.

Recorde-se que a semana passada fechou com perdas à escala global. O índice MSCI para todas as bolsas mundiais perdeu 2,4%. O índice para a zona euro caiu 3,2%. As maiores quedas semanais na zona euro registaram-se em Atenas e em Frankfurt, com quedas dos principais índices acima de 4,5%.

A semana nos mercados financeiros será marcada, na zona euro, pelo impacto político dos resultados das eleições em Itália este domingo - onde o Movimento 5 Estrelas se encontra em primeiro lugar nas primeiras projeções, sem maioria - e pela reunião do Banco Central Europeu na quinta-feira, envolto na expetativa de um começo de alteração da estratégia de comunicação e de discussão do futuro do programa de compra de ativos que foi prolongado até final de setembro. A nível global continua o efeito negativo da guerra comercial do aço e do alumínio iniciada pelos Estados Unidos.