Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Preços na produção industrial. Portugal tem a 2ª maior subida mensal

Foto Lucília Monteiro

Em janeiro, os preços na produção industrial aumentaram 0,4% na UE e na zona euro. Em Portugal subiram 1,5%, diz o Eurostat

Em janeiro, Portugal teve a segunda maior subida dos preços na produção industrial da Europa. As estatísticas do Eurostat mostram que este indicador cresceu 0,4% na zona Euro e na UE face a dezembro, mas disparou 1,5% em Portugal.

No quadro europeu, o país foi apenas batido pela Estónia, que aparece destacada, nos 2,9%. Em termos homólogos, os preços na produção industrial subiram 1,5% na zona euro e 1,9% na União Europeia (UE), com Portugal nos 0,7%. Na comparação com janeiro de 2017, o destaque vai para a Bulgária (5,6%), Reino Unido (4,1%) e Bélgica (3,8%).

Segundo o gabinete de estatística da UE, a puxar pelos preços na industria da zona euro em janeiro estiveram os bens intermédios (0,6%), os bens de capital e bens de consumo duradouro (0,4%) e a energia (0,3%). Já os bens não duradouros caíram 0,1%.

Na UE 28, a subida combina os mesmos indicadores, mas com percentagens diferentes, com a energia a atingir 1%, à frente dos bens intermédios (0,7%), dos bens de capital (0,4%) e dos bens de consumo duradouro (0,3%). Os bens de consumo não duradouros ficaram nos 0,1%.