Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Aeroporto Sá Carneiro aumenta capacidade no controlo de segurança

Rui Duarte Silva

Quatro novas linhas podem servir 1.200/passageiros por hora. O aumento de capacidade é de 60%

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro inaugurou uma nova área de controlo de segurança para servir 1.200 passageiros/hora, anunciou a ANA - Aeroportos de Portugal, em comunicado.

São quatro novas linhas de rastreio criadas para responder ao aumento da procura do aeroporto que, no ano passado, a 6 de dezembro, passou a barreira dos 10 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 45% no movimento desta infraestrutura em quatro anos.

"A capacidade de um aeroporto resulta de uma combinação da capacidade individual de todos os seus subsistemas: 'check-in', segurança, bagagens até à pista ou mesmo à navegação ou capacidade aérea", justifica o responsável pelas operações e administrador da ANA Thierry Ligonniere.

Em comunicado, a ANA sublinha que o reforço na área do controlo da segurança resulta num aumento da capacidade total deste subsistema de 60%. Isto permitirá "fazer face ao que prevemos que seja a evolução da procura", acrescenta o responsável.

Há um ano, a ANA anunciou investimentos próximos dos 55 milhões de euros na principal infra-estrutura aeroportuária do Noroeste da Península Ibérica. Este valor incluía reforços na área de controlo de segurança, no número de movimentos na pista, nos pontos de check-in e também na área de carga.

Com vários prémios no currículo, o aeroporto Sá Carneiro foi distinguido, no ano passado, pelo Airports Council International com o título de melhor aeroporto da Europa no escalão dos 5 a 15 milhões de passageiros.