Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bitcoin: “Quanto mais popular se torna mais a odeio”, diz número dois de Warren Buffett

Lucy Nicholson / Reuters

O investidor de 94 anos Charlie Munger considera a moeda digital um “veneno nocivo” e “totalmente estúpida”

“A euforia da bitcoin é totalmente estúpida”, disse o vice-presidente da Berkshire Hathaway, Charlie Munger, durante o encontro anual do jornal sediado em Los Angeles, “Daily Journal Corp”.

Munger diz que é expectável que “o mundo faça coisas estúpidas de tempos a tempos, porque toda a gente quer dinheiro fácil”. Mas acha “revoltante” que as pessoas “se deixem levar” pelas moedas digitais.

O investidor de 94 anos está convencido de que a bitcoin é um “veneno nocivo”. “Nunca considerei por um segundo ter alguma coisa a ver com isso [bitcoin]”, afirmou Munger esta quarta-feira, citado pelo “Financial Times”. “Detesto-a desde o minuto em que foi criada. Quanto mais popular se torna, mais a odeio.”

O número dois de Warren Buffett na Berkshire Hathaway considera que os Governos devem apostar numa regulação apertada. “A nossa abordagem mais relaxada é um erro”, acredita. “A resposta certa é 'apertar com ela'. É o trabalho do Governo.”

As declarações do investidor norte-americano surgem depois de Christopher Giancarlo, presidente da Comissão de Negociação de Futuros, ter afirmado que o regulador deverá adotar uma abordagem assente na máxima de “não causar danos” às moedas digitais, de modo a não impedir a inovação neste novo mercado.