Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Carlos Costa: "O BdP não induziu a realização de qualquer negócio entre a Santa Casa e a Associação Mutualista Montepio "

O governador do Banco de Portugal afirmou aos deputados, esta quarta-feira, que o BdP “não tem de se imiscuir na entrada de um investidor no capital do banco Montepio

Carlos Costa, chamado pelo grupo parlamentar CDS -PP, a esclarecer a participação e o papel do Banco de Portugal (BdP) na eventual entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) no capital da Caixa Económica Montepio Geral, afirma que "a decisão de entrada da Santa Casa não depende do supervisor ". Contudo, disse que o supervisor tem acompanhado o processo e que " os termos e condições da entrada de um investidor num banco está sob o escrutínio do BdP". Ou seja o supervisor tem de ser consultado , já que supervisiona o banco.

Carlos Costa, na intervenção que fez, sublinhou o facto de o BdP "valorizar o reforço de capital de qualquer instituição "sob a sua alçada e, neste contexto, o BdP tem assumido favoravelmente de forma geral a entrada de um novo accionista no capital da CEMG".

Fez questão de dizer, em resposta aos deputados das Comissões de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e do Trabalho e Segurança Social, que embora o BdP esteja sujeito a sigilo profissional, a CEMG , detida a 100 por cento pela associação Mutualista Montepio Geral, divulgou os seus rácios de capital recentemente e que estes estão acima dos exigidos pelo supervisor.

Carlos Costa referiu ainda que o BdP exigiu a diferenciação entre os produtos do banco e da associação para evitar confusão entre ambos juntos dos clientes. Já que uns são supervisionados pelo BdP e os outros pelo Ministério da Segurança Social. E, que estas alterações assentam no fato de, aos balcões do banco, ter de haver postos mutualistas, ou seja espaços próprios para a venda dos produtos da associação. Mais referiu que também foi recomendada a redominacão dos produtos do banco para que estes não se confundissem com os da associação.