Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

EDP investe em empresa israelita de cibersegurança

A empresa de capital de risco do grupo EDP comprou uma participação na Aperio Systems, companhia israelita com que contactou pela primeira vez na Web Summit de 2016.

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A EDP adquiriu uma participação na empresa israelita de cibersegurança Aperio Systems, anunciou a elétrica portuguesa em comunicado. O investimento foi feito pela empresa de capital de risco do grupo, a EDP Ventures.

A EDP Ventures aliou-se a dois outros fundos de capital de risco, Datapoint Capital e Scopus Ventures, para adquirirem uma posição (não discriminada) na Aperio Systems, com um investimento de 4,5 milhões de dólares (3,6 milhões de euros ao câmbio atual).

A EDP estabeleceu contacto com a Aperio Systems em 2016, na Web Summit, tendo contratado a companhia israelita para um teste inicial à segurança das suas centrais termoelétricas.

A Aperio Systems participou de seguida no programa de aceleração de empresas Free Electrons, onde foi classificada como a startup de energia mais inovadora.

Luís Manuel, administrador da EDP Ventures, nota, em comunicado, que a Aperio Systems “oferece resiliência e segurança” ao proteger ativos críticos, como os que estão integrados na rede elétrica.

No seu comunicado a EDP indica que “a Aperio Systems foi pioneira na tecnologia de deteção de manipulações artificiais de dados de processamento industrial”, conseguindo identificar e neutralizar ameaças relacionadas com o caudal de gás numa refinaria de petróleo, com os valores de temperatura e rotação de turbinas numa central elétrica e com os níveis de cloro das redes de água, por exemplo.