Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Centeno vai em dias seguidos ao Parlamento Europeu

getty

O líder do Eurogrupo tem um “diálogo” marcado com os eurodeputados no dia 21 de fevereiro. Um dia antes encontra-se com o presidente do Parlamento Europeu e participa numa conferência onde também estará Maria Luís Albuquerque

Será a primeira visita do novo presidente do Eurogrupo ao Parlamento Europeu (PE). Mário Centeno é esperado numa conferência sobre Estabilidade, Coordenação Económica e Governação na União Europeia, que se realiza no dia 20 de fevereiro, em Bruxelas. Nessa mesma tarde encontra-se ainda com o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani.

Centeno – que no mês passado se encontrou com os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia – irá agora ao Parlamento Europeu. Uma visita dupla, uma vez que no 21 de manhã vai também reunir-se com os eurodeputados da comissão parlamentar dos Assuntos Económicos (ECON).

O convite para ser ouvido na ECON foi feito após a eleição como líder do Eurogrupo. Os eurodeputados deverão querer debater com Centeno os desafios e a reforma da zona euro, no quadro do que é o habitual "diálogo económico" com o presidente do grupo da moeda única.

Mário Centeno chega ao Parlamento Europeu livre do inquérito que o envolvia – sobre alegados benefícios em troca de bilhetes para ver o Benfica – e que foi arquivado na passada quinta-feira. O Ministério Público concluiu que não houve obtenção de vantagem indevida ou qualquer outro crime. O presidente do Eurogrupo não deverá assim ter de se preocupar com questões dos eurodeputados sobre o tema.

Na última semana, na sequência das notícias sobre a investigação, o grupo parlamentar do PPE tinha chegado a propor um debate em plenário sobre "as alegações contra o ministro", mas acabou por recuar nessa intenção ainda antes do anúncio do arquivamento.

Conferência com Centeno e Albuquerque

A Conferência sobre Coordenação Económica na UE é organizada pelo Parlamento Europeu e pela Assembleia Nacional da República da Bulgária, país que tem atualmente a presidência rotativa do bloco. De acordo com o esboço do programa, a que o Expresso teve acesso, Centeno foi convidado para discursar antes do painel sobre o próximo quadro financeiro plurianual.

O discurso de Mário Centeno está marcado para as 15h (14h em Lisboa). Já durante a manhã, o mesmo programa dá conta da participação da ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. A agora deputada do PSD falará num outro painel sobre o papel dos vários parlamentos face a uma evolução do atual Mecanismo Europeu de Estabilidade – o fundo de resgate da zona euro – para um Fundo Monetário Europeu.

No dia 19 de fevereiro, Mário Centeno irá também liderar a segunda reunião do Eurogrupo, em Bruxelas.