Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Taxa de inflação recua na zona euro

A inflação voltou a descer em janeiro, segundo a estimativa preliminar do Eurostat. Contudo, a inflação subjacente, excluindo as componentes mais voláteis do índice de preços, subiu para 1%

Jorge Nascimento Rodrigues

A inflação na zona euro desceu em janeiro para 1,3%, segundo a estimativa preliminar do Eurostat, o organismo de estatísticas da União Europeia, divulgada esta quarta-feira.

A descida da inflação já era prevista pelos analistas, em virtude do abrandamento da subida dos preços da energia. A inflação está em desaceleração desde novembro do ano passado quando registou 1,5%, para depois descer para 1,4% no último mês do ano, e, agora, 1,3%.

No entanto, a inflação subjacente, excluindo as componentes da energia, alimentação, álcool e tabaco, consideradas mais voláteis, subiu de 0,9% em dezembro para 1% agora em janeiro. A inflação subjacente parece ter descolado ligeiramente do nível de 0,9% em que se encontrava desde outubro.

A desaceleração da inflação em janeiro observou-se no motor da economia da zona euro, a Alemanha, com uma descida de 1,6% em dezembro para 1,4% em janeiro. A descida mais significativa, nas principais economias do euro, ocorreu em Espanha, com a inflação a cair de 1,2% para 0,7% nos meses referidos.