Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Inflação em Portugal cai para 1,1% em janeiro

A taxa homóloga desceu 0,4 pontos face a dezembro, segundo a estimativa do INE publicada esta quarta-feira. A inflação subjacente desceu para 1%

Jorge Nascimento Rodrigues

A inflação homóloga em Portugal em janeiro desceu para 1,1% , segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta quarta-feira. Em dezembro, a taxa de inflação homóloga tinha sido de 1,5%.

A trajetória de desaceleração verificou-se também na inflação subjacente, que exclui as variações nos produtos alimentares não transformados e nos energéticos. Em janeiro, também em termos homólogos, a inflação subjacente desceu para 1%, depois de ter registado 1,2% no mês anterior.

A descida da inflação em Portugal em janeiro está em linha com a tendência geral da zona euro, divulgada hoje pelo Eurostat. A inflação na zona euro desceu de 1,4% em dezembro para 1,3% em janeiro. No caso da inflação subjacente, na zona euro ocorreu uma subida de 0,9% para 1%.

A variação mensal do índice de preços foi de -1,0% (face a uma variação nula em dezembro) e a variação média dos últimos doze meses foi de 1,3% (1,4% registado no mês anterior).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), que usa um cabaz de consumo idêntico em toda a União Europeia, registou uma variação homóloga estimada de 1,1% (face a 1,6% em dezembro).

Os dados definitivos referentes ao mês de janeiro serão publicados pelo INE no próximo dia 12 de fevereiro.

  • A inflação voltou a descer em janeiro, segundo a estimativa preliminar do Eurostat. Contudo, a inflação subjacente, excluindo as componentes mais voláteis do índice de preços, subiu para 1%