Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Antigo edifício de 'A Brasileira' no Porto reabre como hotel Pestana

D.R.

O histórico edifício do café na baixa portuense, que pertence ao ex-terinador de futebol António Oliveira, vai abrir as portas no início de março já reconvertido num hotel de cinco estrelas da marca Pestana, envolvendo investimentos de €12 milhões

O grupo Pestana anunciou que vai abrir no início de março um hotel de cinco estrelas no edifício que albergou o café 'A Brasileira' no centro do Porto, junto ao Teatro Sá da Bandeira e à estação de São Bento.

Localizado no gaveto da Rua do Bonjardim com a Rua Sá da Bandeira, na baixa portuense, o edifício do café 'A Brasileira' pertence ao empresário António Oliveira, ex jogador de futebol e selecionador nacional, que para este projeto hoteleiro firmou uma parceria com o grupo Pestana, através da sua empresa OPPA - A Brasileira, Lda.

Segundo a OPPA, António Oliveira investiu neste projeto €12 milhões. O hotel Pestana Porto – A Brasileira City Center & Heritage Building conta com 90 quartos e suites distribuídos por seis "pisos temáticos, relacionados com as especiarias importadas nos séculos XV e XVI durante a expansão marítima portuguesa, nomeadamente café, canela, chá, chocolate, anis e pimenta rosa", segundo avança o grupo Pestana.

Para este projeto hoteleiro, cuja construção foi adjudicada à Mota-Engil, foi reabilitado todo o edifício que data do início do séc. XIX. Segundo o grupo de António Oliveira, o objetivo "nesta complexa reabilitação foi preservar integralmente todos os elementos de interesse cultural e arquitetónico do edifício, nomeadamente, e entre outros ícones, a sua impressionante fachada de azulejos, a caraterística pala de vidro da entrada, além do restaurante e cafetaria que durante muitas décadas atraíram as elites culturais e desportivas da Invicta".

O hotel vai integrar um restaurante, com capacidade para mais de cem pessoas, e que mantém o desenho original do arquiteto Januário Godinho e será liderado pelo chefe Rui Martins. Além do restaurante conta com uma cafetaria com esplanada, onde também se manteve a traça original.