Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sérgio Monteiro vai liderar o Caixa BI? Cary foi o nome enviado para o BCE

Alberto Frias

Sérgio Monteiro, o ex-secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, será o novo presidente do Caixa BI, diz a SIC Notícias. A Caixa não confirma e afirma que as nomeações estão feitas e o nome proposto para presidente foi o de Francisco Cary

O Caixa - Banco de Investimento vai ter novos órgãos sociais, os nomes já foram propostos e estão em avaliação no Banco Central Europeu (BCE). Sérgio Monteiro, ao que o Expresso apurou, não consta dessa lista, mas a SIC Notícias avançou esta quarta-feira que o antigo secretário de Estado de Passos Coelho será o futuro presidente do Caixa BI, em substituição de Joaquim Souza.
"A Caixa Geral de Depósitos não confirma essa informação.
Os órgãos sociais para mandato em curso estão nomeados, sujeitos a apreciação pelo BCE, e o presidente indicado é o dr. Francisco Cary", diz fonte oficial da Caixa. Francisco Cary veio para a Caixa com Paulo Macedo, era administrador do antigo BES Investimento e estava na administração do Novo Banco. Cary é administrador da Caixa com o pelouro do banco de investimento.
Sérgio Monteiro é quadro do Caixa BI, de onde saiu para o governo de coligação PSD-CDS. Cruzou-se com o atual presidente da Caixa, Paulo Macedo, no executivo de Passos Coelho, onde este foi ministro da Sáude.
Em novembro de 2015, Sérgio Monteiro foi contratado pelo Banco de Portugal para liderar a segunda tentativa de venda do Novo Banco, entretanto adquirido pela Lone Star.