Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Endesa e Goldenergy com as melhores ofertas de gás natural para as famílias

A Endesa tinha até setembro do ano passado as melhores ofertas para a contratação isolada de gás natural, enquanto a Goldenergy oferecia as melhores condições em pacotes combinados de gás e eletricidade, segundo a ERSE.

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A Endesa e a Goldenergy apresentavam no terceiro trimestre do ano passado os tarifários mais competitivos do mercado para o fornecimento de gás natural a clientes domésticos, segundo um boletim de acompanhamento deste mercado divulgado esta quarta-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A Endesa apresentava até setembro as melhores ofertas para a contratação exclusiva de gás natural nos três perfis de consumo considerados pela ERSE, com poupanças de 7% a 8% face aos preços regulados. No perfil de maiores consumos de gás a Endesa liderava também nas condições para contratos duais (fornecimento de eletricidade e gás).

A Goldenergy, por seu turno, revelou ser a mais competitiva nos preços do gás natural para famílias que contratassem eletricidade e gás em simultâneo, apresentando poupanças face aos preços regulados de 16% no perfil de menor consumo e de 9% no perfil de consumo intermédio.

As conclusões constam do primeiro boletim de acompanhamento das ofertas do mercado liberalizado, documento em que a ERSE avalia o número de operadores e as condições oferecidas aos clientes, elencando as empresas com as tarifas mais vantajosas no final de cada trimestre.

Segundo o regulador, o mercado de gás natural somava em setembro meia centena de ofertas para clientes domésticos, sendo metade em contratos isolados de gás e outra metade em pacotes duais. Nas ofertas exclusivas de gás havia então oito comercializadores ativos (Audax, EDP Comercial, Endesa, Energia Simples, Galp, Goldenergy, Iberdrola e Rolearviva) e nas ofertas duais havia sete fornecedores (os anteriores menos a Iberdrola).

No boletim que divulgou no final de dezembro sobre o mercado de eletricidade a ERSE indicava que a Endesa apresentava os melhores tarifários para clientes domésticos.