Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Chineses negoceiam entrada no capital dos seguros do Montepio

O grupo chinês CEFC Energy Company, que estabeleceu uma parceria em setembro com a Associação Mutualista Montepio Geral, está a negociar a compra da maioria do capital das seguradoras do Montepio, Lusitania Vida e NSeguros.

O grupo China CEFC Energy Company está a negociar com a associação mutualista Montepio Geral a compra de uma participação maioritária nas seguradoras do Montepio, segundo disse ao Expresso fonte do grupo.

Em causa estará a compra de 55% do capital, mantendo-se os restantes 45% nas mãos da associação mutualista. Responsáveis dos dois grupos estão em Hong Kong a afinar o negócio. A representar o grupo Montepio estão o presidente da associação, Tomás Correia, Pedro Alves e Fernando Nogueira, presidente da Lusitânia. Os parceiros chineses fizeram-se representar pelo vice presidente da CEFC, Wu Hongbing, entre outros.

Aquando da celebração de um acordo de parceria na área comercial entre o grupo e a empresa chinesa tinha ficado em aberto a possibilidade de uma parceria estratégica na área dos seguros. Tomás Correia, presidente da associação mutualista, descartou a possibilidade de vender a totalidade dos seguros.

Fora deste pacote ficará apenas a Futuro, empresa especializada na gestão de fundos de pensões.