Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Obras públicas afundam em outubro

D.R.

Concursos lançados no mês passado baixaram quase 46% em relação a setembro e o valor dos contratos celebrados desceu mais de 61%, informou a AICCOPN

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O valor dos concursos lançados em outubro para empreitadas de obras públicas cifrou-se em 102 milhões de euros, menos 45,7% do que em setembro, alcançando o registo mensal mais baixo desde maio de 2016, segundo a AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.

No seu último barómetro, a AICCOPN também dá conta de que o valor dos contratos celebrados em outubro foi de 81 milhões de euros, menos 61,6% do que em setembro e 50,4% abaixo da média mensal deste ano.

Apesar de a atividade nas obras públicas ter afundado em outubro, os valores acumulados para os primeiros 10 meses do ano permanecem acima dos registados no período homólogo do ano passado.

De janeiro a outubro foram lançados em Portugal concursos no valor de 2.421 milhões de euros, mais 80% que no ano passado, e foram celebrados contratos no valor de 927 milhões de euros, com um crescimento de 55% em termos homólogos.