Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

André Figueiredo, ex-secretário nacional do PS, vai assessorar novo presidente da PT

Há quase dois anos a trabalhar com Alexandre Fonseca, André Figueiredo, um dos homens fortes do PS nos anos em que José Sócrates foi primeiro-ministro e muito próximo deste, vai assessorar o novo presidente da PT/Meo

Alexandre Fonseca tomou posse terça-feira como presidente da PT/Meo, está a reorganizar a equipa e escolheu André Figueiredo para assumir as relações institucionais da PT. Será o responsável pelas relações corporativas na equipa de Alexandre Fonseca, que assumiu a liderança do antigo operador histórico português em substituição de Cláudia Goya. Uma reestruturação, anunciada na terça-feira, e que levará Goya a ocupar-se do cargo deixado vago por Paulo Neves na presidência do conselho de administração da PT.

"André Figueiredo continuará a ser responsável por projetos corporativos, como aconteceu até aqui", disse fonte oficial da PT. E assegurou que Alexandre Fonseca não terá um chefe de gabinete, por isso, não será essa a função de André Figueiredo.

Deputado do PS entre junho de 2011 e outubro de 2015, André Figueiredo trabalha há cerca de dois anos com Alexandre Fonseca, quadro histórico da Altice em Portugal, e até agora o administrador responsável pela área tecnológica da PT.

Tem sido na área tecnológica que André Figueiredo dá apoio a Alexandre Fonseca, foi inclusive recentemente nomeado responsável pelo projeto de criação de pólos regionais da PT Inovação, hoje Altice Labs. Está prevista a existência de Altice Labs em Viseu, Olhão e Madeira.

André Figueiredo foi assessor parlamentar do PS entre 2005 e 2011 e secretário nacional adjunto e da organização do PS entre 2009 e 2011. Era na prática um dos homens fortes do Partido Socialista quando José Sócrates era primeiro-ministro. É tido como muito próximo de Sócrates.

Jurista e presidente da Assembleia Municipal de Seia, André Figueiredo fez parte enquanto deputado da comissão de Defesa Nacional, da comissão de Saúde e da comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.