Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Há mais ricos em Portugal: 68 mil têm pelo menos €858.000

JOEL SAGET/GETTY

Tendência é para que continuem a aumentar nos próximos anos

Os efeitos da crise do sistema financeiro de 2008 têm contribuído para aumentar as desigualdades no mundo e os 1% mais ricos já têm 50,1% da riqueza, referem os dados, divulgados esta terça-feira, do relatório da riqueza mundial em 2017 do banco Crédit Suisse.

“A fatia dos 1% mais ricos tem conhecido uma rota ascendente desde então (a crise), ultrapassando o nível de 2000 em 2013 e atingindo novos máximos todos os anos depois disso”, refere o documento.

Em Portugal aumentou o número de pessoas com pelo menos 858 mil euros, sendo atualmente 68 mil, mais 11,5% que no ano passado e a tendência é para que este número continue a aumentar nos próximos anos.

A riqueza mundial aumentou 6,4% ao longo do último ano, sendo o melhor resultado desde 2012. Para tal contribuíram as valorizações nos mercados bolsistas e a valorização do imobiliário. Portugal acompanha esta tendência e a riqueza acumulada pelos portugueses atingiu os 643 mil milhões de euros (+7%).

O aumento da riqueza está contudo muito longe de beneficiar todos: o relatório frisa que “a desigualdade da riqueza mundial tem certamente estado alta e em crescimento no período pós-crise”.