Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

ANA entrega proposta para criar aeroporto do Montijo

José Caria

Concessionária dos aeroportos pede que a solução de uma pista no Montijo, complementar a Lisboa, possa avançar, porque “será a mais rápida”. A proposta da nova infraestrutura foi entregue quando o aeroporto Humberto Delgado celebra 75 anos de atividade

Para não comprometer o futuro da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, a ANA Aeroportos de Portugal e a VINCI Airports voltaram a defender a criação de um novo aeroporto civil no Montijo. A proposta foi feita esta manhã, durante a comemoração dos 75 anos do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

O presidente-executivo da Vinci Airports, Nicolas Notebaert, adiantou que “um novo aeroporto no Montijo é a melhor solução para o país, para Lisboa, bem como para a região metropolitana de Lisboa, principalmente para o Sul desta área, e é a melhor solução para os passageiros e para as companhias aéreas”.

O gestor considerou igualmente que o aeroporto do Montijo “é a solução que permite uma resposta atempada e a minimização da perda de passageiros face à expectativa de crescimento de trafego aéreo, além de permitir estar concluído mais cedo, por prever uma infraestrutura existente que pode ser usada. É também a solução menos exigente na necessidade de desenvolvimento adicional de acessibilidades".

Também o presidente da Comissão Executiva da ANA Aeroportos de Portugal, Carlos Lacerda, confirmou que “já entregámos uma proposta para o aumento da capacidade aeroportuária de Lisboa, através do aeroporto Humberto Delgado e de um novo aeroporto no Montijo”.

Esclareceu ainda que “os próximos passos envolvem um trabalho de aprofundamento e detalhe das várias dimensões da proposta”. Mas, diz, este “é só o primeiro passo do que sabemos que será um trabalho conjunto entre todas as entidades envolvidas, que continuará a correr com total empenho e com a atitude positiva que temos sentido até agora nesta solução, com vista aos objetivos da região e do país".