Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Portugal é base para desenvolver marca para o mundo

Óleo de argão, matéria-prima marroquina usada com fins cosméticos, é o ponto de partida da marca Zad

Medhi Addag cresceu com o óleo de argão por perto, em Agadir, região de Marrocos de onde é originário este engenheiro e onde crescem as argânias. É dos caroços do fruto destas árvores que é extraído o óleo que nos últimos anos tem sido muito procurado para produtos de cosmética.
Atento a esta tendência, Medhi Addag resolveu pegar nesta matéria-prima e desenvolver a marca Zad, ao mesmo tempo que contribui para as condições de vida das mulheres berberes, que trabalham para este projeto, organizadas em 25 cooperativas. “É um projeto de desenvolvimento sócio-económico de uma zona. A ideia de fazer uma marca própria veio de cálculos, de passar de vender litros para vender mililitros”, explica Medhi Addag, referindo-se à estratégia de passar da venda de óleo de argão a granel para o desenvolvimento de uma marca de produtos de higiene e beleza com esta matéria-prima.
Portugal, onde reside há dois anos, foi o país escolhido para arrancar com a marca Zad, devido às afinidades com as pessoas, clima e gastronomia locais. Com um investimento inicial de €120 mil com capitais próprios, a Zad já está em 130 pontos de venda nacionais, para vendas entre os €70 mil e os €80 mil. “Neste primeiro ano, o valor da faturação total será de cerca de €3 milhões, sendo que 98% deste valor é fora de Portugal”, explica, referindo que Estados Unidos e Canadá são os países mais importantes, com 80% do negócio. Inglaterra, para onde já exportava o óleo a granel, é o próximo a acrescentar à lista dos mercados internacionais.
Em Portugal, a Zad começou por se posicionar para pontos de venda como as lojas Celeiro e as farmácias, mas numa segunda fase pretende chegar a pontos de venda profissionais, como cabeleireiros, SPA's e hotéis, nomeadamente através do desenvolvimento de embalagens para colocar nos quartos. Champô, condicionador, máscara para o cabelo e gel de banho são os produtos da gama Zad, que inclui ainda óleo de argão puro. Os produtos oscilam entre €19 e os €25 e Medhi Addag planeia fazer um up-grade criando uma marca para um segmento superior.