Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Nobel da Economia diz que “estamos a viver nível de risco mais elevado das nossas vidas”

reuters

“Não sei o vosso caso, mas eu estou nervoso. Parece que quando os mercados estão nervosos ficam assustadiços. Mas parece que agora nada os assusta”, afirmou Richard H. Thaler

O norte-americano Richard H. Thaler, que recebeu o Prémio Nobel de Economia de 2017, exprimiu esta quarta-feira a sua incompreensão pela despreocupação dos investidores nos mercados financeiros, que batem recordes sucessivos, apesar do elevado risco existente na conjuntura.

“Parece que estamos a viver o momento com mais risco das nossas vidas, mas, porém, os mercados bolsistas parece que estão a dormir a sesta. Admito que não percebo”, afirmou Thalerm durante uma entrevista à cadeia televisiva Bloomberg.

O professor da Universidade de Chicago explicou o seu nervosismo pelos sucessivos máximos históricos em Wall Street, que considerou não estarem acompanhados por informação económica que os sustente.

“Não sei o vosso caso, mas eu estou nervoso. Parece que quando os mercados estão nervosos ficam assustadiços. Mas parece que agora nada os assusta”, acrescentou.

Thaler, de 72 anos, tem-se centrado no estudo da irracionalidade nas decisões económicas por parte das pessoas e é considerado um dos pais da economia comportamental.