Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Contágio catalão na maioria das bolsas da Europa

Índice madrileno Ibex 35 cai 2,3% à hora de abertura esta quarta-feira do mercado nos EUA. Milão cai mais de 1%. A recuar acima de 0,8% estão, também, as bolsas de Lisboa, Varsóvia e Viena. Wall Street abre sem trajetória definida

Jorge Nascimento Rodrigues

À hora de abertura esta quarta-feira de Wall Street, do outro lado do Atlântico, a maioria das bolsas europeias estão no vermelho, com destaque para Madrid, cujo índice Ibex 35 cai 2,3% pelas 14h30 (hora portuguesa).

O índice Eurostoxx 50 (das cinquenta principais cotadas da zona euro) recua 0,21%. Em Lisboa, o PSI 20, segue a tendência negativa europeia, e desce 0,87%. O contágio da crise catalã parece estender-se à Europa.

Madrid lidera as quedas, seguida de Milão, onde o índice MIB recua 1,09%. As quedas são de 0,99% em Varsóvia, 0,9% em Viena e 0,87% em Lisboa. Atenas (que abriu em terreno positivo), Amesterdão, Bruxelas, Estocolmo, Paris e Zurique estão no vermelho. Londres oscila em torno da linha de água. Estão no verde, Frankfurt, com o índice Dax a ganhar 0,33%, e Dublin, com o índice ISEQ a subir perto de 0,3%.

Em Wall Street e no Nasdaq (bolsa das tecnológicas), a trajetória ainda não está definida nesta abertura da sessão.