Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsa de Madrid abre a cair e juros da dívida na zona euro sobem

O índice Ibex 35 da Bolsa de Madrid abriu a registar perdas de mais de 1% esta segunda-feira. No mercado secundário da dívida soberana na zona euro ainda não é claro se há um "contágio catalão". Os juros estão em alta

Jorge Nascimento Rodrigues

A Bolsa de Madrid abriu esta segunda-feira, após os acontecimentos na Catalunha, em baixa. O índice Ibex 35 iniciou a sessão a cair mais de 1%. No resto da zona euro, a trajetória é de subida, com o índice Eurostoxx 50 - das cinquenta principais cotadas da zona euro - a registar um avanço de 0,3% na abertura. O índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, ainda não mostra uma trajetória definida. Oscila em torno da linha de água.

No mercado secundário da dívida soberana, a sessão na zona euro iniciou-se com uma subida geral dos juros (yields). Não é, ainda, claro se existe um "contágio catalão" neste mercado. Os juros das Obrigações espanholas, a 10 anos, abriram a subir quatro pontos base em relação ao fecho de sexta-feira passada. O mesmo aumento regista-se, naquela maturidade, para os títulos portugueses, italianos e irlandeses. Os juros das obrigações alemãs, que servem de referência na zona euro, subiram três pontos base na abertura.