Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Grupo chinês Wanda vende ativos imobiliários por 8,1 mil milhões de euros

Conglomerado que detém a cadeia de cinemas Odeon & UCI, presente em Portugal, acordou a venda de 76 hotéis e outros projetos imobiliários à também chinesa Sunac

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O conglomerado chinês Wanda Group vai vender a sua carteira de ativos imobiliários, que inclui 76 hotéis, vários terrenos e participações em projetos turísticos. O comprador é a Sunac China Holdings, que pagará 63,2 mil milhões de yuan, o equivalente a 8,1 mil milhões de euros.

Fundado por Wang Jianlin, um dos homens mais ricos da China, o Wanda Group foi recentemente colocado no radar das autoridades chinesas, juntamente com os grupos Fosun e HNA, para uma análise aprofundada dos empréstimos contraídos no sistema financeiro chinês visando a realização de investimentos internacionais.

O Wanda Group foi criado em 1988, tendo hoje ativos imobiliários de 32,2 milhões de metros quadrados. Além do negócio imobiliário, tem também interesses na área tecnológica e na indústria do entretenimento, controlando a cadeia norte-americana de cinemas AMC.

A AMC avançou no final do ano passado com a compra ao fundo Terra Firma da rede Odeon & UCI, que explora na Europa mais de 2200 salas de cinema, em países como Inglaterra, Itália, Espanha, Áustria, Portugal e Alemanha.

Em Portugal a UCI Cinemas está nos centros comerciais El Corte Inglés, Dolce Vita Tejo e Arrábida 20.