Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

IRS. Uma em cada três famílias não tem nada a receber ou terá até de pagar ao Fisco

marcos borga

Autoridade Tributária já liquidou 4,2 milhões de declarações de IRS, avança o “Negócios”. Reembolso médio é superior a €900, mas há muitas famílias que vão ter de acertar contas

Com 4,2 milhões de declarações de IRS já liquidadas, a Autoridade Tributária já emitiu, até à data, cerca de 2,1 milhões de ordens de reembolsos, num total de mais de 2,2 mil milhões de euros. Ou seja, metade das declarações deram origem a reembolso num prazo médio de 23 dias (em 2016 a média foi de 36 dias) e com um valor médio de 955 euros.

No entanto, aproximadamente 30% dos agregados familares não têm nada a receber ou terão até de pagar, por não terem feito em 2016 todas as retenções na fonte necessárias. Já foram, inclusive, emitidas 585 mil notas de cobrança.

A informação foi avançada ao “Jornal de Negócios” pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (SEAF), Fernando Rocha Andrada, numa entrevista conjunta com a Antena 1, a ser publicada na próxima segunda-feira.

O secretário de Estado adiantou ainda ao jornal que cerca de 800 mil contribuintes aceitaram, sem alterações, a declaração pré-preenchida que lhes foi apresentada pelas Finanças, no âmbito do IRS automático.