Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

O “mais português hotel do mundo”

O hotel Star Inn Lisbon é a unidade mais recente do grupo Hoti Hotéis, cadeia hoteleira com 100% de capitais portugueses e que se posiciona como a sexta maior com presença nacional

d.r.

São dois novos hotéis que vão nascer dentro de dois anos, um em Lisboa e outro no Porto, concebidos por uma equipa de designers com o propósito de transmitir ao mundo a definição de "ser português". O conceito resulta de uma parceria entre o grupo Hoti Hotéis e a Fundação AIP

É um conceito, uma marca e vai nascer a partir de uma parceria entre o grupo Hoti Hotéis e a Fundação AIP. Chama-se “O Mais Português Hotel do Mundo” e prevê a abertura, dentro de dois anos, de duas unidades hoteleiras, uma em Lisboa e outra no Porto, resultando num investimento de cerca de 12 milhões de euros por hotel. Os dois hotéis “O Mais Português Hotel do Mundo” terão a classificação de quatro estrelas superior e contarão, no mínimo, com 100 quartos.

Para o grupo Hoti Hotéis, cadeia hoteleira com 100% de capitais portugueses e que se posiciona como a sexta maior com presença nacional, o objetivo é desenvolver “o melhor conceito” para “O Mais Português Hotel do Mundo”. “Já há algum tempo que pensávamos desenvolver um conceito que conseguisse transmitir ao resto do mundo a definição de Ser Português. Queríamos participar num projeto que demonstrasse este conceito através de momentos, sentimentos e vivências. Quando a Fundação AIP surgiu com a proposta para “O Mais Português Hotel do Mundo”, não hesitámos e estamos muito expectantes com o resultado final”, afirma Manuel Proença, presidente do grupo Hoti Hotéis.

Miguel Proença, administrador do grupo Hoti, Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, Fátima Vila Maior, diretora de área de feiras da FIL, e Manuel Proença, presidente do grupo Hoti Hotéis, aquando da assinatura da parceria

Miguel Proença, administrador do grupo Hoti, Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, Fátima Vila Maior, diretora de área de feiras da FIL, e Manuel Proença, presidente do grupo Hoti Hotéis, aquando da assinatura da parceria

d.r.

O conceito será apresentado na Alimentaria & Horexpo Lisboa, que decorre nos dias 4, 5 e 6 de junho, na FIL, Parque das Nações. A Hoti Hotéis irá subsidiar o prémio do concurso, onde seis designers irão apresentar a sua visão de um hotel 100% made in Portugal.

A iniciativa teve início com um desafio lançado pela FIL a um grupo restrito de criativas (arquitetas e designers de Interiores com projetos na área da hotelaria e requalificação de alojamento) para a criação de uma área expositiva que sensibilizasse para a excelência dos produtos portugueses, a importância do processo criativo e a contratação de profissionais no tratamento dos interiores dos vários sectores turísticos existentes e emergentes no mercado português e internacional (hotéis, hostels, aldeamentos, turismo de habitação, turismo rural, entre outros).

No caso d’“O Mais Português Hotel do Mundo”, os projetos serão alvo de votação do público e promotores do projeto e o vencedor integrará esta parceria em conjunto com a Hoti Hotéis e a AIP. A equipa de designers que participarão no concurso são Alexandra Madeira, Carla Gago, Patrícia Catalão, Margarida Burgarim, Sónia Rodrigues e Inês Cesteiro, da dupla Às Duas Por Três e Desenvolvimento Conceptual, com coordenação de Joana Beirão.

Para Fátima Vila Maior, diretora de área de feiras da FIL, “'O Mais Português Hotel do Mundo' é um reflexo do novo posicionamento estratégico da Alimentaria & Horexpo Lisboa 2017, que terá como tema central a Inovação e um eixo direcionado para a Qualidade da Produção Nacional. Este projeto, que vai criar vários espaços de uma unidade hoteleira na feira, pretende realçar a inovação, o processo criativo e a excelência dos produtos portugueses, com resultados na qualidade da oferta turística nacional”.