Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Lagarde esteve com Tsipras e falaram sobre "alívio da dívida"

Christine Lagarde foi uma das oradoras do fórum que decorre na capital chinesa

LINTAO ZHANG / GETTY IMAGES ASIAPAC /POOL

A diretora do Fundo Monetário Internacional encontrou-se hoje em Pequim com o Primeiro-ministro grego para discutir o programa da Grécia. Entre outras coisas, falaram de medidas para aliviar a dívida do país

Expresso

Chistine Lagarde encontrou-se hoje com Alexis Tsipras em Pequim, à margem da conferência sobre a nova Rota da Seda que decorre na China, para discutir o andamento do resgate grego. Num curto comunicado enviado às redações, o porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI) revela que a diretora-geral da instituição e o Primeiro-ministro grego se encontraram na capital chinesa onde tiveram "a oportunidade para discutir os progressos feitos no programa económico da Grécia".

Refere ainda que "trocaram pontos de vista sobre os próximos passos a dar e sobre a importância de continuarem a ser implementadas as reformas acordadas bem como o apoio dos parceiros da Grécia".

Em relação a este último ponto, o comunicado do FMI sublinha que estão incluídas "medidas apropriadas de alívio da dívida". Uma das questões que tem oposto o Fundo às autoridades europeias que têm resistido a adotar novas medidas para reduzir o peso e os encargos com a dívida grega.

Recorde-se que a existência de medidas concretas de alívio da dívida grega foi uma condição exigida pelo FMI para que participe no terceiro resgate do país. Como, aliás, foi sublinhado recentemente por Lagarde numa conferência em Bruxelas.

  • Faltam detalhes indispensáveis no compromisso geral para “aliviar” mais a dívida helénica acordado no Eurogrupo em maio passado. Christine Lagarde disse esta semana que o FMI só entra no terceiro resgate a Atenas se um acordo técnico for conseguido agora