Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Dívida pública sobe em março para 243,5 mil milhões

O Banco de Portugal explica que a evolução da dívida pública foi acompanhada por uma diminuição dos ativos em depósitos da administração central (de 3,1 mil milhões de euros)

A dívida pública aumentou em março para 243,5 mil milhões de euros, aumentando 23 milhões de euros face a fevereiro e cerca 10 mil milhões face ao mês homólogo do ano passado, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com uma nota divulgada hoje pelo BdP, a variação da dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, reflete um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos (400 milhões de euros) e uma diminuição dos empréstimos de 300 milhões de euros face ao mês anterior.

A instituição sinaliza ainda que a evolução da dívida pública foi acompanhada por uma diminuição dos ativos em depósitos da administração central (de 3,1 mil milhões de euros).

A dívida pública líquida de depósitos da administração central registou, assim, um aumento de 3,1 mil milhões de euros em relação a fevereiro, totalizando 226,5 mil milhões de euros, indicam os dados do BdP.