Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

O outro amigo de António Costa

“É porque gosto de ser advogado que não me meto na política”, justifica Pedro Siza Vieira

Luis Barra

Pedro Siza Vieira tem sido nomeado pelo Governo para cargos públicos. Mas diz que não se mete na política

É advogado e faz parte da rede de pessoas em quem o primeiro-ministro, António Costa, confia e com quem se aconselha. “Somos amigos. Dou-me bem com ele e gosto muito dele”, assume Pedro Siza Vieira, de 52 anos, casado com Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).
A par do seu papel de sócio da firma Linklaters, o advogado tem assumido cargos públicos, nomeado pelo atual Governo. É membro da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas, faz parte do grupo de trabalho da reforma da supervisão financeira e integra um grupo para encontrar soluções para o crédito malparado na banca.

Contactado pelo Expresso, o gabinete do primeiro-ministro explica que Pedro Siza Vieira foi nomeado para a Estrutura de Missão sob proposta conjunta dos ministros das Finanças, do Planeamento e das Infraestruturas e da Economia e que a nota curricular do advogado, anexada à resolução do Conselho de Ministros, publicada em “Diário da República”, “evidencia uma atividade académica e um percurso profissional de reconhecido mérito na área jurídica, que justificam a proposta conjunta dos referidos ministros e a sua nomeação”.

Leia mais na edição deste fim de semana