Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Desemprego baixa dos 10%

O Instituto Nacional de Estatística reviu em baixa o valor da taxa de desemprego em Portugal em fevereiro, dos 10%, para 9,9%. Estimativa provisória para março é de 9,8%

Ao fim de oito longos anos, a taxa de desemprego em Portugal voltou, por fim, a ficar abaixo dos 10%, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Assim, a taxa de desemprego em fevereiro situou-se nos 9,9%, menos 0,2 pontos percentuais do que em janeiro e um valor que representa representa uma revisão em baixa de 0,1 pontos percentuais face à estimativa provisória de 10% para esta taxa, que o INE tinha divulgado há um mês.

É o valor mais baixo desde fevereiro de 2009, quando a taxa de desemprego se situou nos 9,7%.

Mais ainda, segundo o INE, a taxa de desemprego em Portugal continuou a descer em março. A estimativa provisória divulgada esta sexta-feira é de 9,8%.

Neste mês, a estimativa provisória da população desempregada foi de 504 mil pessoas, menos 0,8% (4,3 mil pessoas) do que o valor registado no mês anterior (fevereiro de 2017).

Já a população empregada em março foi estimada pelo INE em 4 646,1 mil pessoas, tendo aumentado 0,3% (15,9 mil pessoas) face a fevereiro.