Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Continente já comprou €3 mil milhões à produção nacional

Em 18 anos, o Clube de Produtores da marca da Sonae MC comprou 12 milhões de toneladas de produtos nacionais. Em 2016 foram 144 mil

Em 18 anos de atividade, a estratégia da marca da Sonae MC já deu alguns frutos: o Clube de Produtores Continente (CPC) comprou €3 mil milhões e 12 milhões de toneladas à produção nacional. Só em 2016 os hipermercados Continente fecharam o ano com um volume de compras de €250 milhões e 144 mil toneladas em produtos nacionais.

“Estamos a atuar cada vez mais perto dos produtores e assim a consolidar a nossa relação com cada um deles”, declara Ondina Afonso, em comunicado enviado ao Expresso. Referindo a ambição de estreitar os laços entre a produção nacional e a grande distribuição, a presidente do CPC sublinha que estes resultados foram possíveis graças ao apoio dado aos produtores, “especialmente nas questões de competitividade, de dimensão, de inovação, de qualidade e de segurança alimentar”.

Criado em 1998, o CPC conta atualmente com 185 produtores, ou parceiros, nos quais se incluem agricultores e organizações de produtores das áreas das frutas e legumes, charcutaria, padaria e pastelaria, carne e peixe.

Através da criação de parcerias entre produtores e hipermercados Continente, a iniciativa tem como objetivo estimular a produção nacional e garantir o seu escoamento no mercado. Aconselhamento técnico, programação e planeamento da produção são outros dos objetivos do CPC.

Além disso, a existência de um conselho científico formado por um grupo de investigadores procura também incentivar o conhecimento e investigação nesta área. A Academia do Clube de Produtores, focada na formação e capacitação de produtores, e a valorização dos produtos regionais são dois dos projetos desenvolvidos pelo CPC.