Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

“É possível que ao nível do IRS haja uma redução para 2018”

João Leão, Secretário de Estado do Orçamento

Luis Barra

O ministro das Finanças já tinha prometido uma revisão dos escalões de IRS, com benefício dos rendimentos mais baixos. Agora, o secretário de Estado do Orçamento João Leão confirma em entrevista ao Expresso que pode haver uma redução global do esforço. O que significa que, pelo menos, para que uns ganhem não é necessário que outros percam. Diz também que há contactos entre as Finanças e o Banco de Portugal sobre o valor dos dividendos.

Uma das componentes importantes para o défice deste ano são os dividendos do Banco de Portugal. Daquilo que foi noticiado, o BdP prepara-se para aumentar o dividendo, mas para um valor inferior ao esperado no Orçamento do Estado. É um problema?
O Estado, como acionista do BdP, tem um relacionamento que passa por avaliar os resultados e a política de dividendos. A expectativa é que, com o programa de compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE), haja resultados mais positivos, que resultem em aumentos de dividendos. Mas é um valor que ainda tem de ser fechado.

Tem havido contactos entre Governo e BdP a esse respeito?
Esses contactos não são feitos pessoalmente por mim. Mas é natural que haja contactos a esse nível.

Leia mais na edição deste fim de semana