Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Governo nomeia nova direção do IAPMEI

Tiago Miranda

Secretário de Estado da Indústria dissolveu o atual conselho diretivo do instituto público de apoio às empresas, que estava sem presidente, mas já nomeou uma nova estrutura, que ainda terá de ser validada pela Cresap

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, assinou esta semana os despachos de dissolução do atual conselho diretivo do instituto IAPMEI, que apoia a competitividade e inovação nas empresas, e de nomeação de uma nova direção provisória.

Para a presidência do IAPMEI vai o até agora presidente do Instituto Português da Qualidade (IPQ), Jorge Marques dos Santos, que será coadjuvado por Rui Miguel Sá Pinto, que já estava no conselho diretivo do IAPMEI. Para a estrutura entra também Susana Santos, transitando igualmente do IPQ.

No despacho de dissolução do atual conselho diretivo do IAPMEI, publicado esta quinta-feira em “Diário da República” e assinado na quarta-feira, 29, João Vasconcelos invoca a “necessidade de imprimir nova orientação à gestão” para fazer a recomposição da estrutura.

O instituto estava sem presidente, depois da saída de Miguel Cruz para a Parpública. A nomeação do substituto Jorge Marques dos Santos já foi despachada pelo secretário de Estado da Indústria, aguardando a publicação em “Diário da República”, disse o secretário de Estado ao Expresso.

Com a dissolução do conselho diretivo sai Ana Maria Garcia Rodrigues, que, tal como Rui Miguel Sá Pinto, havia sido nomeada no anterior Governo. João Vasconcelos garantiu ao Expresso que a saída desta gestora é “perfeitamente normal”.

O novo conselho diretivo do IAPMEI, com Marques dos Santos na presidência, e ainda Rui Miguel Sá Pinto e Susana Santos será provisório, pois os gestores terão ainda de passar pelo crivo da Cresap, a comissão de recrutamento e avaliação dos gestores públicos.

  • Organismo público deixa de estar apenas focado no capital de risco e assume também a missão de ser a “agência nacional para o empreendedorismo”. Celso Guedes de Carvalho, o novo CEO da Portugal Ventures, promete mantê-la “pró-ativa” na geração de propostas de investimento e continuar a honrar os compromissos já assumidos com as startups participadas

  • IAPMEI tem novo site para as empresas

    Subscrever alertas sobre novas soluções de financiamento e capitalização das empresas é uma das vantagens do novo portal da Agência para a Competitividade e Inovação