Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Cruzeiros no Porto de Leixões crescem 27% este ano

Lucília Monteiro

O Porto de Leixões tem confirmadas 107 escalas de cruzeiros este ano, que levarão ao porto nortenho 105 mil turistas

O Porto de Leixões tem já confirmadas 107 escalas de navios de cruzeiros para este ano, o que vai representar um crescimento na ordem dos 27% face a 2016, e estima receber cerca de 105 mil passageiros, mais 46% face ao ano anterior e mais 33% do que no melhor ano de atividade de cruzeiros, registado em 2015.

“No ano passado, os terminais receberam 84 cruzeiros e 71799 passageiros e voltou a merecer a confiança de novos navios e operadores como um dos portos de escala dos seus itinerários, contabilizando mais sete escalas inaugurais e uma nova companhia”, informou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) em comunicado.

Os números contabilizados em 2016 representam um decréscimo de 1% no número de cruzeiros e de 9% no que se refere aos passageiros face ao ano anterior.

Mas 2017 será um ano melhor. “Este será um grande ano para a atividade de cruzeiros do Porto de Leixões, que se tem vindo a afirmar cada vez mais no setor, fruto dos investimentos realizados e da aposta feita pela Autoridade Portuária na promoção do porto junto das principais companhias de cruzeiros”, refere a APDL.

O Porto de Leixões vai receber, este ano, a visita de 14 novos navios de cruzeiro e duas novas companhias, com destaque para a Royal Caribbean International, uma das mais importantes e maiores companhias de cruzeiro do mundo, que fará 10 escalas no porto, salientando-se, ainda, dois novos navios da companhia alemã Aida Cruises e dois da Viking Ocean Cruises.