Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Inflação na Zona Euro acelera em dezembro

DANIEL ROLAND/GETTY

O índice de preços cresceu 1,1% em dezembro, depois de uma variação de 0,6% em novembro. Portugal, com uma taxa de inflação de 0,9%, ficou na metade de baixo da tabela

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

Os preços na Zona Euro voltaram a crescer, e de forma mais acentuada, em dezembro. A taxa de inflação, segundo o Eurostat, fixou-se em 1,1% em dezembro, depois de ter fechado novembro em 0,6%. Em dezembro de 2015 a inflação na Zona Euro tinha sido de apenas 0,2%.

As maiores subidas de preços foram registadas na Estónia (2,4%), Bélgica (2,2%) e República Checa e Letónia (2,1%). Em sentido inverso, e em comparação com dezembro de 2015, os preços caíram na Bulgária (-0,5%), Irlanda (-0,2%) e Roménia (-0,1%).

Os dados publicados pelo Eurostat mostram que Portugal ficou em dezembro com uma taxa de inflação de 0,9%, abaixo da média de 1,1% da Zona Euro e da média de 1,2% da União Europeia. Durante o segundo semestre do ano passado só por um mês Portugal teve uma taxa de inflação superior a 1% (registando 1,1% em outubro).

Segundo a mesma fonte, os principais fatores de pressão para a subida do índice de preços na Zona Euro foram os combustíveis e produtos vegetais. Já o custo das telecomunicações e de produtos de cuidados pessoais atuaram no sentido contrário, aliviando os preços face ao ano anterior.