Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Empresas esperam aumento de 5,3% nas exportações em 2017

Espera-se um acréscimo de 8,9% nas vendas para mercados fora da União Europeia e de 4,1% para os países comunitários

As empresas portuguesas preveem um aumento de 5,3% nas vendas internacionais em 2017 face ao ano anterior, com enfoque nas exportações para os mercados extracomunitários, segundo a primeira previsão do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Excluindo a categoria Combustíveis e lubrificantes, as perspetivas das empresas apontam para um aumento de 4,5% em 2017.

Face às perspetivas indicadas no inquérito de 2016, estes valores representam uma aceleração de 1,3% para o total das exportações e 3,4% excluindo os Combustíveis e lubrificantes.

As empresas esperam um acréscimo de 8,9% nas vendas para mercados fora da União Europeia e de 4,1% para os países comunitários.

Em termos de categorias, destacam-se os aumentos estimados para as vendas de Máquinas, outros bens de capital e acessórios e de Material de transporte e acessórios nos mercados extracomunitários (14,9% e 12%, respetivamente).

No que diz respeito ao mercado europeu, destaca-se o crescimento esperado para as exportações de material de transporte e acessórios (5,8%).

A segunda previsão deste inquérito realizado a 3.072 empresas que representavam, em 2015, cerca de 90% da exportação de bens, vai ser divulgada em maio.