Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

CGD concretizou primeira fase de capitalização esta quarta-feira

A Caixa Geral de Depósitos deu início ao processo de capitalização acordado com Bruxelas através de um aumento de capital de 1445 milhões de euros

O Ministério das Finanças emitiu um comunicado a dizer que se iniciou o processo de recapitalização da Caixa no âmbito do acordo celebrado a 23 de agosto entre a Comissão Europeia e o Estado português.

A recapitalização da CGD é feita, refere o comunicado, "em condições de mercado, sem que esta configure um auxílio de Estado".

Nesta primeira fase a CGD realizou um aumento de capital em espécie de cerca de 1445 milhões de euros, dos quais 945 milhões relativos a obrigações subordinadas de conversão contigente, os chamados CoCos e cerca de 500 milhões decorrentes da integração das ações da Parcaixa no balanço do banco público, refere o comunicado.

O ministério das Finanças adianta que numa segunda fase o Estado português "realizará um aumento de capital até 2700 milhões de euros", seguido de "uma emissão faseada de instrumentos de dívida subordinada elegível para efeitos de cumprimento dos rácios de capital regulatório, a ocorrer junto de investidores privados". E especifica que esta dívida a emitir junto de privados "não será convertível em ações da CGD, assegurando-se a manutenção da CGD como um banco integralmente público".