Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Cardoso dos Reis lidera organismo mundial dos comboios

Eleito entre especialistas americanos, russos, chineses, japoneses e europeus, o ex-presidente da CP preside ao organismo internacional que promove o aumento da competitividade dos comboios

Alberto Frias

O ex-presidente da CP Francisco Cardoso dos Reis foi eleito em São Petersburgo, na assembleia geral da União Internacional dos Caminhos de Ferro (UIC), para o cargo de presidente do Rail System Forum (RSF), que é a estrutura da UIC que promove o aumento da competitividade ferroviária. Cardoso dos Reis é atualmente responsável pela área internacional da IP -Infraestruturas de Portugal.

O sector ferroviário português passa a ter um especialista nacional responsável pelo RSF, que tem como objetivo essencial a identificação de soluções técnicas que sejam efetivas, em termos de custos, e passíveis de implementar no sistema ferroviário.

Tendo como intuito o incremento da competitividade ferroviária, o RSF promove a cooperação com outras estruturas mundiais da UIC, bem como outras organizações ferroviárias internacionais e organismos de normalização.

Esta estrutura conta com a participação da maior parte das companhias europeias de caminho de ferro, bem como de outras redes ferroviárias importantes, designadamente dos Estados Unidos, da Federação Russa, da China ou do Japão.