Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas europeias seguem positivas

As bolsas europeias seguem esta terça-feira positivas, depois de um possível atentado em Berlim e do assassinato do embaixador russo na Turquia, que aumentaram as tensões geopolíticas

A Bolsa de Lisboa abriu esta terça-feira em terreno positivo, com o PSI20, o índice de referência, a subir 0,26%, para os 4.631,95,45 pontos.

Cerca das 08:45 em Lisboa, o Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia a avançar 0,21%, negociando nos 3.264,76 pontos.

As principais bolsas europeias seguiam a negociar entre os ganhos de 0,12% de Frankfurt e os 0,47% de Madrid.

Lisboa seguia alinhada com as congéneres europeias e estava a avançar 0,56% para 4.645,05 pontos.

A polícia de Berlim anunciou esta terça-feira que está a tratar como "provável atentado terrorista" o caso de um camião que irrompeu contra uma multidão num mercado de Natal da capital alemã, causando pelo menos 12 mortos e dezenas de feridos.

A polícia informou numa mensagem publicada na rede social Twitter que estava a investigar o "provável atentado terrorista" ocorrido na noite de segunda-feira.

O euro abriu nos 1,0382 dólares, o seu nível mais baixo desde princípios de 2003.
No mercado de matérias-primas, o barril de petróleo Brent, de referência na Europa, seguia a cair para os 54,76 dólares.

À margem destes acontecimentos, os investidores acompanharão a publicação da balança de pagamentos da zona euro de outubro e o relatório de 2016 sobre os acontecimentos económicos e sociais na Europa.