Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Preços na produção industrial inalterados

Valores mantiveram-se inalterados face a novembro do ano passado, diz o Instituto Nacional de Estatística

Os preços na produção de produtos industriais mantiveram-se em novembro, face ao mesmo mês de 2015, uma vez que os aumentos nos agrupamentos de energia e de bens de consumo compensaram as reduções nos restantes agrupamentos, informa esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) tinha registado em outubro uma descida de 1% e em novembro, excetuando o agrupamento de energia, o índice diminuiu 0,4%, resultando numa variação nula.

"Os aumentos observados nos agrupamentos de energia e de bens de consumo compensaram as reduções registadas nos restantes agrupamentos", informa o instituto, especificando que no primeiro daqueles agrupamentos a variação homóloga foi de 1,6% em novembro e no segundo se manteve o aumento de 0,7% do mês anterior.

O agrupamento de bens intermédios apresentou o contributo negativo mais intenso para a variação do índice agregado, resultante de uma queda de 1,3%, inferior à descida de 1,5% em outubro.

O índice da secção das indústrias transformadoras passou de uma descida homóloga de 1,2% em outubro, para uma queda de 0,3% em novembro.

Tal como em termos homólogos, o Índice de Preços na Produção Industrial registou uma variação mensal nula em novembro.