Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Novo Banco confirma pagamento de €700 milhões ao Estado

© Rafael Marchante / Reuters

A operação corresponde à extinção de 14 mil obrigações sénior e faz parte de três operações de financiamento com garantia estatal, com um valor total de 3,5 mil milhões de euros.

O Novo Banco informou esta segunda-feira o mercado sobre a extinção de 14 mil obrigações sénior com garantia do Estado no valor de 700 milhões de euros. "O Novo Banco informa que procedeu hoje à extinção de 14.000 obrigações, no montante de 700 milhões de euros, representativas da emissão de obrigações sénior, garantida pelo Estado Português", lê-se no comunicado.

A informação foi enviada na manhã de segunda-feira Comissão do Mercado de Valores Mobiliários um dia depois de uma fonte da instituição liderada por António Ramalho ter avançado à Lusa a antecipação do pagamento da emissão de 700 milhões de euros de obrigações sénior com garantia do Estado.

O Novo Banco tinha também antecipado em novembro o pagamento de outros 1.000 milhões de euros de obrigações com garantia do Estado. "O Novo Banco antecipa em cerca de um mês o pagamento ao Estado português de 1.700 milhões de euros em obrigações sénior", assinalou a mesma fonte no domingo.

Estas emissões tinham sido prorrogadas no final de 2015 e integram um conjunto de três emissões com um montante global de 3.500 milhões de euros, realizadas depois da crise financeira de 2008, pelo então BES.

O empréstimo agora pago faz parte de três operações de financiamento com garantia estatal, com um valor global de 3,5 mil milhões de euros, realizadas após a crise financeira de 2008 pelo então Banco Espírito Santo.