Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

ISEG mantém estimativa de crescimento económico entre 1,2% e 1,3% este ano

Aceleração do crescimento do PIB no terceiro semestre tem contributo positivo

Portugal deve crescer entre 1,2% e 1,3% este ano, segundo o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) que mantém as previsões divulgadas no mês anterior.

As estimativas que o ISEG apresenta na sua síntese de conjuntura estão em linha com as previsões de 23 analistas contactados pela agência financeira Bloomberg e do Governo, que preveem um avanço de 1,2% para o Produto Interno Bruto (PIB).

O ISEG refere que “aceleração do crescimento do PIB no terceiro trimestre (1,6% em termos homólogos) terá resultado “de um ligeiro incremento no crescimento da procura interna (com origem no consumo privado) e num contributo bastante positivo da procura externa líquida (decorrente de um alargar da diferença entre o crescimento das exportações e o das importações)”.

Por outro lado, a evolução dos indicadores de confiança em outubro e novembro e os primeiros dados quantitativos relativos ao quarto trimestre (quase exclusivamente, outubro) sugerem que o crescimento homólogo do PIB se irá manter ao nível do registado no trimestre anterior, com base num maior crescimento da procura interna e num papel menos positivo da procura externa líquida.